Não se compare. Inspire-se.



A ação de se comparar com outras vivências é um hábito que atrapalha a sua evolução pessoal. A energia gasta com comparações fatalmente ignora pontos importantes no percurso entre você e outra pessoa. Normalmente se esquecem as intersecções necessárias para entender por que o outro tem algo que você não tem neste momento, ou conquistou algo que você queira, seja conquistas de bens materiais, estéticos ou acadêmicos. A comparação é falha e perigosa porque contamina suas possibilidades de ações, infecta sua determinação e pode te paralisar na sua caminhada.

Da mesma maneira que internalizamos quase como um mantra a máxima "só basta querer para você conseguir", devemos começar, não a ressignificar a frase constantemente bombardeada em nossas mentes, desde as canções infantis até a condição adulta, onde o mundo corporativo dissemina falsas meritocracias, mas dessignificar, extirpar este pensamento.

Nos vendem massivamente a ideia de que o universo precisa ser disputado pois não há espaço para todos, quando é o contrário; há um mundo de possibilidades, sim, e há espaço reservado para cada um e cada uma. O que não existe é espaço para que todas as pessoas conquistem o mesmo status de prestígio pois este é metodicamente criado para excluir.

Não se compare. Neste momento o mundo consta com mais ou menos sete e meio bilhões de pessoas distribuídas de forma não igualitária em uma área de aproximadamente 149 milhões de km².  Neste universo há, por exemplo, 11 pessoas... Onze! Pouquinho mais que uma dezena de pessoas que ficaram bilionárias depois de ter experimentado uma vida de privações e pobreza. Há como se comparar com pessoas que se destacaram em mais de 7 bilhões?  Seria mais fácil ganhar na mega sena, aparentemente.

Cada pessoa tem seu tempo, suas condições materiais e estruturas psicológicas. Cada pessoa tem o seu tempo e respeite-o. Traçar metas é importante. Ter sonhos é realmente necessário pois sem expectativas não se levanta da cama. Porém, entendamos que feitos extraordinários são exceções e que boa parte de nós, seres humanos comuns, atuamos no campo das regras. E a regra é clara: a nossa vitória diária é conquistar nossos objetivos seguindo micro passos, dentro dos nossos limites, com foco, disciplina mas sem excesso de autocobrança e finalmente, sem se comparar com o outro.



Inspirar-se é uma ferramenta útil. Mirar em pessoas que possam estimular suas capacidades criativas, alguém que emane força instigante e que incite determinações, te acrescenta. Assim, em vez de empacar na comparação, você recebe estímulos para construir seu próprio sucesso.

A vitória de outrem não é sua derrota.

Estruturas diferentes, resultados diferentes. Foque em si e em seus objetivos. Um passo de cada vez e siga para sua vitória particular que isso é muita coisa.🌞💛


Gueu Nogueira - Geocomunicóloga soteropolina: Misturo Geografia com Comunicação, bisbilhoto o cotidiano e escrvinho umas notas.


Siga nossas redes sociais Instagram Use.rhumas e  Facebook Rhumas 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rebele-se: aceite seu corpo e derrube o sistema que lucra com sua baixa autoestima.

O que as crianças nos ensinam

Passo a passo para cultivar o amor